Cidade do Cabo – Uma cidade linda!

Print Friendly, PDF & Email

Depois de viajar para tantos países,  as pessoas sempre me perguntam  qual  cidade das que eu visitei eu considero a mais bonita. Esta resposta não é fácil de ser dada, há vários aspectos a serem considerados ao responder a esta pergunta. O que devo priorizar? a arquitetura, a atmosfera da cidade, a natureza, as pessoas,  uma cidade antiga ou moderna…?  Enfim, não é fácil responder, mas depois de tantos lugares  e como eu adoro a conjugação de natureza e cidade, para mim, em termos de beleza fico com Cape Town, ou em Português, Cidade do Cabo. Não vou escolher a minha cidade, Rio de Janeiro,  quero escolher uma com os olhos de viajante, apesar de o Rio ser lindo demais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cape Town é uma conjugação de natureza e cidade com uma vibração humana que me encantam. O clima pode não ser tão bom em determinada época do ano, os ventos são, às vezes, assustadores, mas nada tira o brilho desta cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A montanha da mesa é a rainha da cidade e seu principal cartão postal . Caprichosa, depende dos ventos para ser visitada e muitas vezes é coberta por nuvens a que eles chamam de ¨toalha da mesa¨. Quando está com a toalha não é possível visitá-la, assim como quando há muitos ventos.  Os mais atletas, podem subir a pé, mas a maioria dos mortais sobem de teleférico. Não é necessário correr para se ter a melhor vista  de dentro do teleférico. Ele é giratório e é possível  apreciar todos os ângulos da montanha na subida.

TABLE MOUNTAIN

OLYMPUS DIGITAL CAMERALá de cima podemos avistar em dias claros  até o Cabo da Boa Esperança, além da ilha de Robben Island,  a montanha Lions Head, o estádio de futebol construído para a Copa do Mundo e muitos outros cartões postais da cidade.

TABLE MOUNTAIN VISTA

Na cidade, há o bonito e bem cuidado jardim botânico chamado Kirstenbosh . Um oásis  de paz  e beleza. Nele há  uma grande quantidade da flora local. Há espécies de bromélias que só existem nesta região da África do Sul.

Resultado de imagem para kirstenbosch cape town

Resultado de imagem para kirstenbosch cape town

Para as comprinhas de artesanato, além das lojas do Water Front há mercados de rua. O Green Market  fica situado em uma praça de mesmo nome no Centro da cidade. Aos domingos há o mercado do Green Point,  próximo ao Water Front. Mas lembre-se de que nestes locais sempre é preciso negociar os preços. Nunca aceite o primeiro preço oferecido. Tome cuidado também com seus pertences por estar em um local aberto e de muita circulação de pessoas.OLYMPUS DIGITAL CAMERAResultado de imagem para GREEN MARKET CAPE TOWNOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um bairro muito interessante é o Bo-Kaap,  habitado por malaios que chegaram a Cape Town para trabalhar e coloriram suas casas e estas, até hoje, permanecem com o mesmo estilo, dando alegria à cidade.

Resultado de imagem para bo kaap

Bo kaap 20171126_085248 (2)Imagem relacionada

Para se divertir  a dois, sozinho ou com a família, o complexo de Water Front é perfeito. Há restaurantes e bares  muito agradáveis e com boa gastronomia, uma roda gigante que oferece uma vista espetacular, um shopping center e diversos shows ao ar livre. Um local para se passar uma tarde, ou mesmo um dia.roda gigante

Partem do Water Front, no Clock Tower,  os barcos para a ilha de Robben Island, onde  há o presídio em que Nelson Mandela ficou preso por 18 anos. É bom comprar com antecedência o bilhete, pois a visita é muito concorrida.  A viagem de barco leva aproximadamente 45 minutos até a ilha.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Próximo ao Water Front encontra-se o Two Ocean Aquarium, um aquário que expõe peixes dos oceanos Atlântico e Índico. Muito bem organizado e uma visita que encanta a todos.

aquário 20171127_120211 (2)OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Museu de Arte Contemporânea Africana, o MOCAA, também fica no Waterfront e os apreciadores de arte ficarão encantados com as obras,  a começar pelo interior do prédio, de arquitetura arrojada. Este museu reúne obras da vanguarda da arte africana.

Resultado de imagem para zeitz mocaa cape town

Imagem relacionada

Um lugar de grande importância histórica para a cidade e para a África do Sul  e que pode ser visitado é o Castelo da Boa Esperança, fundado em 1679. Uma das primeiras edificações do país.

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma rua interessante para ser visitada é a Long Street no centro da cidade onde há vários bares com arquitetura vitoriana. Lá é possível conhecer a culinária sul-africana e também ouvir vários ritmos musicais. O local é bem democrático e é visitado por turistas e locais.Resultado de imagem para long street

Resultado de imagem para mama africa restaurant

No verão , em belos dias, é possível fazer um passeio de barco partindo do Water Front. Pode-se alugar  um lugar em um  iate ou em um veleiro.

veleiro

Há muitas opções de divertimento neste complexo de hotéis, shopping, museu e restaurantes à beira mar chamado Water Front.

torre

No fim da tarde, uma boa pedida é ver o pôr-do-sol na praia de Camps Bay. Há vários restaurantes na orla e tomar um drink apreciando a bela vista do mar é uma boa opção para fechar o dia.

Resultado de imagem para camps bay bars

Resultado de imagem para camps bay beach

Cliftton é um dos  bairros mais exclusivos de Capetown e suas praias são muito bonitas, mas a água é sempre muito gelada.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Afastando-se um pouco da cidade,  um passeio muito legal é a praia de Boulders, onde está localizada a colônia de pinguins. Paga-se um ingresso para entrar nesta reserva e é possível apreciar bem de perto os pinguins que se instalaram por lá nos anos 80.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Próximo de Boulders fica Simons Town, de onde podemos pegar um barco  e  visitar a ilha das Focas. De dentro do barco podemos avistar muitas focas. O passeio dura por volta de 45 minutos.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um estrada que vale a pena ser percorrida é a Champan Peak, ela foi cortada na superfície de um rochedo e proporciona uma vista belíssima do litoral. Passar por ela em um  dia de sol lhe proporcionará lindas fotos. Há locais onde se pode parar e apreciar a vista.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E por fim, o Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança. Imperdível!Resultado de imagem para cape of good hope

Resultado de imagem para cape of good hope

Resultado de imagem para cape of good hope

Imagem relacionada

Cidade do Cabo

Resultado de imagem para mapa cidade do cabo

Resultado de imagem para mapa cidade do cabo

País: África do Sul 

CIDADE DO CABO /  CAPE TOWN

Província: Cabo Ocidental 

Data de Fundação: 1652

População: 3,80 milhões de habitantes (estimativa 2016) 

Área (em km²): 2.454 

É a capital legislativa da África do Sul.

Temperatura média anual: 17 °C

Clima: mediterrâneo

 

Fonte: Ana Emília Rotas Exóticas. – https://rotasexoticas.wordpress.com

////

Se interessou pelo destino? Clique aqui e veja esse e outros roteiros na África do Sul